Ismael Nery (1900-1934)
O
paraense Ismael Nery é considerado por muitos estudiosos o precursor do
movimento surrealista no Brasil. O artista teria recebido clara influência de
pintores nacionais consagrados como Di Cavalcanti e Portinari, entre outros.
Nery nasceu
em outubro de 1900 em Belém, mas viveu desde criança no Rio de Janeiro, onde estudo
na Escola Nacional de Belas Artes. No início de sua produção, é evidente a predominância do expressionismo.
Depois
ele viveu uma breve fase cubista. Viajou para a França em 1920 e estudou na
Académie Julien, em Paris. Dois anos depois voltou ao Brasil, casou-se com a
jornalista e escritora Adalgisa Nery que se tornou uma de suas modelos
preferidas.
Em 1926, Nery dá início ao seu sistema filosófico de fundamentação católica e neotomista, denominado de Essencialismo. No ano segujinte, entra em contato na Europa com os surrealistas e sofre influência marcante de
Marc Chagall, Andre Bretton e Marcel Noll.
O artista morreu bem jovem no Rio de Janeiro, em 6 de abril de 1934, vítima
de tuberculose, diagnosticada depois de uma viagem ao Uruguai e Argentina em
1929. Durante dois anos esteve internado em um sanatório e quando parecia
ter sido curado da doença, ela se manifestou mais uma vez, agora de forma irreversível
em 1933. Ismael Nery foi enterrado vestindo um hábito dos franciscanos. A homenagem foi feita pelos frades por sua ardorosa
fé católica.
Apenas 30 anos
depois de morto sua pequena produção de óleos, aquarelas e desenhos é valorizada
e recebe uma exposição na 8ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo em 1965.
Entre os trabalhos mais conhecidos do artista paraense estão Dois
Amantes, Casal, Homem com Foice, Mulher e Cão, Duas
Figuras e Paisagem com Casas.
Título: Autoretrato
Ano: 1930
Técnica: Óleo sobre papel
Dimensões 62x47.5 cm
Localização: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
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