segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Paraense precursor do Surrealismo no Brasil


 
 
                                                                  Ismael Nery (1900-1934)
 
 
O paraense Ismael Nery é considerado por muitos estudiosos o precursor do movimento surrealista no Brasil. O artista teria recebido clara influência de pintores nacionais consagrados como Di Cavalcanti e Portinari, entre outros.
Nery nasceu em outubro de 1900 em Belém, mas viveu desde criança no Rio de Janeiro, onde estudo na Escola Nacional de Belas Artes. No início de sua produção, é evidente a predominância do expressionismo.
Depois ele viveu uma breve fase cubista. Viajou para a França em 1920 e estudou na Académie Julien, em Paris. Dois anos depois voltou ao Brasil, casou-se com a jornalista e escritora Adalgisa Nery que se tornou uma de suas modelos preferidas.
Em 1926, Nery dá início ao seu sistema filosófico de fundamentação católica e neotomista, denominado de Essencialismo. No ano segujinte, entra em contato na Europa com os surrealistas e sofre influência marcante de Marc Chagall, Andre Bretton e Marcel Noll.
O artista morreu bem jovem no Rio de Janeiro, em 6 de abril de 1934, vítima de tuberculose, diagnosticada depois de uma viagem ao Uruguai e Argentina em 1929. Durante dois anos esteve internado em um sanatório e quando parecia ter sido curado da doença, ela se manifestou mais uma vez, agora de forma irreversível em 1933. Ismael Nery foi enterrado vestindo um hábito dos franciscanos. A  homenagem foi feita pelos frades por sua ardorosa fé católica.
Apenas 30 anos depois de morto sua pequena produção de óleos, aquarelas e desenhos é valorizada e recebe uma exposição na 8ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo em 1965.
Entre os trabalhos mais conhecidos do artista paraense estão Dois Amantes, Casal, Homem com Foice, Mulher e Cão, Duas Figuras e Paisagem com Casas.
 
 
 
                            
 
                      
Título: Autoretrato
Ano: 1930
Técnica: Óleo sobre papel
Dimensões 62x47.5 cm
Localização: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário